top of page
  • Foto do escritorLeonardo Rodrigues

Contos de Griô: A Origem do Tambor

Atualizado: 12 de dez. de 2022


HQ faz releitura de contos e lendas dos mais diversos folclores Africanos


Foto: Divulgação


Nota das Cartunadas: este texto, diferente da maioria do nosso site, não possui transcrição em áudio por problemas técnicos que estamos enfrentando. Assim que isso tudo passar, iremos incluir a versão em áudio, tudo bem?


Título: Contos de Griô: A Origem do Tambor

Autores: Ana Cristina e Jean Lins

Editora: Independente

Número de páginas: 64

Ano de publicação: 2022


“Contos de Griô” é um projeto de histórias em quadrinhos que adapta fábulas, lendas e contos de diferentes culturas africanas. De Ana Cristina (roteiro) e Jean Lins (artes), a primeira edição do quadrinho, “Contos de Griô: O Espelho da Verdade”, foi publicada em 2019 com três histórias, via financiamento coletivo no Catarse.


Os griôs - ou griots -, eram contadores de histórias, comunicadores, mediadores presentes em diferentes culturas africanas. Eles eram responsáveis por transmitir, pela tradição oral, diversas histórias e mitos, ensinando também sobre os antepassados, tendo assim grande responsabilidade pela manutenção e perpetuação da memória ao longo das gerações. A cultura griô segue viva, resistindo para que tantos ensinamentos e histórias não se percam com o tempo.


Jean Lins é quadrinista e ilustrador alagoano, que estreou em 2019 com o seu quadrinho “Dandara”, lançado via Catarse. “Contos de Griô” é o seu segundo projeto de quadrinhos, junto de Ana Cristina, roteirista também alagoense. Este ano a dupla lançou, também via Catarse, a campanha de financiamento coletivo para o segundo volume do projeto, “Contos de Griô: A origem do Tambor". O projeto foi financiado, ultrapassando a meta de arrecadação inicial. Para esta segunda edição serão três novas histórias, todas independentes uma das outras e que não precisam ser lidas em sequência.


Ana Cristina e Jeans Lins destacam que, a ideia para “Contos de Griô” surgiu originalmente como uma história em quadrinhos, mas cresceu, e tornou-se um projeto colaborativo com outros quadrinista: a proposta é de reunir artistas novos na cena de quadrinhos como também aqueles que ainda não possuem trabalhos publicados, para que desenvolvam suas ideias sobre as fábulas.. Com isso, em “Contos de Griô: A Origem do Tambor”, além do trabalho de Ana Cristina e Jean Lins (na história “A origem do tambor”), haverá a participação de mais dois artistas: Daiandreson Victor (com a história "Porque os cães cheiram uns aos outros”) e Ari Firmino (com a história “O Coração de Baobá”).


Daiandreson Victor é ilustrador e quadrinista, de Petrolina, Pernambuco. Em 2018 ele publicou o quadrinho Sangue e Coragem, e publica em seu perfil do Instagram a webcomic “AfroBoy - O Menino Robô”. Ele também contribui com o projeto de quadrinhos “Brutal”, do site Omelete. Ari Firmino é ilustrador e quadrinista, de Maceió, e possui trabalhos também com design gráfico, já tendo participado de diversas feiras de ilustração e quadrinhos.


Como os nomes das histórias sugerem, em “Contos de Griô - A Origem do Tambor” , temos histórias sobre personagens não-humanos - macaquinhos, cães, coelhos e mesmo árvores. Em “O Coração do Baobá”, um baobá conhece e se afeiçoa a um coelho e uma hiena; em “A Origem do Tambor”, conhecemos um habitante das Ilhas Bijagós, que após visitar a lua ganhou o primeiro tambor, que se tornaria um dos principais instrumentos em diversas regiões do continente africano; já em “Porque os cães cheiram uns aos outros”, temos uma divertida fábula sobre o porquê dos cães terem esse hábito.


Um dos grandes méritos do projeto é destacar, desde a sua apresentação e, principalmente, nas histórias que contam, uma visão descentralizada do que é a África. África que é um continente, com 54 países e dezenas, senão centenas, de culturas e tradições distintas e complexas. Como Ana Cristina e Jean Lins destacam:


“Nossas histórias são releituras de contos e lendas dos mais diversos folclores Africanos. Das terras da Nigéria a Madagascar. Da África do Sul ao Egito. Aqui, os leitores irão percorrer histórias que formaram culturas de nações e impérios. Que explicavam a natureza e ensinavam as crianças a se comportar.”


Acompanhe mais sobre o quadrinho nas redes sociais de Ana Cristina e Jean Lins.


Nota: 5/5


 

Este conteúdo foi produzido por Leonardo Rodrigues, colaborador voluntário das Cartunadas. Quer ter seu conteúdo publicado em nossas plataformas? Entre em contato com a gente por meio das nossas redes sociais ou por cartunadas@gmail.com!


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page