10 personagens da Marvel que fazem parte de minorias
top of page
  • Foto do escritorMayrah Luiza

10 personagens da Marvel que fazem parte de minorias

Atualizado: 6 de set. de 2022


A editora é referência quando o assunto é diversidade e representatividade no mundo dos quadrinhos


Se preferir, ouça este conteúdo:


Durante anos foi (e ainda é) muito difícil que uma pessoa, parte de uma minoria, se identificasse com algum personagem da ficção. Com o passar do tempo, pautas como feminismo, racismo e LGBTfobia passaram a ser tema nas rodas de bares, nos ambientes de trabalho e, sobretudo, no mundo das políticas públicas. Com este movimento, o mundo do entretenimento também fez mudanças para que suas histórias se tornassem inclusivas, representativas e diversas.


As principais editoras de super-heróis dos Estados Unidos (Marvel Comics e DC Comics) têm tentado acompanhar ideais igualitários e incorporar personagens diversificados em suas histórias. Provavelmente você deve conhecer algum deles. Pantera Negra, Arlequina e Capitã Marvel são protagonistas bem importantes para esse meio, porém não são os únicos. Por isso, listamos 10 personagens inclusivos da Marvel que você precisa conhecer.


1. Shade

Ilustração da personagem Shade. Ela é negra, está usando uma peruca verde, botas de cano alto pretas, um collant preto com detalhes em amarelo e braceletes pretos também.  Ela usa bastante maquiagem e nos olhos tem sombra cor de rosa que combina com as suas unhas e brincos em formato de dragão . Em sua mão ela segura um microfone.
Shade foi mestre de cerimônias na primeira Parada do Orgulho Mutante de Nova York | Foto: Marvel Comics

A primeira heroína drag queen da Marvel foi apresentada ao mundo em dezembro de 2018 como forma de tratar sobre questões da pauta LGBTQIA+. Shade é uma performer mutante e sua primeira aparição acontece na edição #4 da minissérie do Homem Gelo, onde ocorreu a primeira Parada do Orgulho Mutante da Marvel.


Seu poder é a capacidade de criar pequenos portais pelos quais ela pode se transportar. E sabe como esses portais são criados? Com um leque! Charmoso, não?


2. Feiticeira Escarlate

Na ilustração a personagem veste um uniforme com camiseta, capa e adereço na cabeça, todos vermelhos. Possui cabelos cacheados castanho claro, mesma cor de seus olhos, sua pele é apenas um tom mais claro que ambos. A Feiticeira está em posição de defesa formando dois círculos luminosos vermelhos com as mãos. Ao fundo tons de azul.
Wanda foi escolhida para liderar a principal equipe dos Vingadores no final dos anos 90 | Foto: Marvel Comics

Fazendo sua primeira aparição em X-Men #4 (1964) como vilã junto ao seu irmão gêmeo, Pietro, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, nasceu na montanha Wundagore, no fictício país de Trânsia, no sudeste europeu. A personagem sempre teve orgulho de suas origens romani (comumente conhecidos por ciganos) e usava roupas que remetiam à cultura. Contudo, após a Dinastia M, em 2005, mudanças foram feitas na personagem, incluindo seus trajes.


3. Gavião Arqueiro

Na ilustração o personagem está usando seu uniforme preto na parte de baixo e roxo na parte de cima. Ele também veste uma máscara, botas, bracelete e cinturão roxos e luvas pretas. Gavião  Arqueiro está em uma cena de ação  posicionando uma flecha para atirar. Ao fundo prédios e arranha-céus .
O personagem entrou para os Vingadores após ter invadindo a mansão deles para mostrar suas habilidades | Foto: Marvel Comics

O herói fez a sua primeira aparição em Tales of Suspense #57 (1959) antes de se juntar aos Vingadores em Avengers #16 (1963). Desde então, Barton tem sido membro proeminente da equipe. Por mais que o membro ativo dos Vingadores não possua poderes sobre-humanos, ele é extremamente habilidoso no tiro com arco e flechas especiais.


O Gavião Arqueiro é um personagem com deficiência auditiva, possuindo surdez parcial. Foi justamente essa característica que o incentivou a apurar os outros sentidos.


4. Deadpool

Na ilustração o personagem usa um macacão que cobre seu corpo por inteiro, incluindo mãos e rosto, nas cores preto e vermelho, apenas seus olhos estão a mostra. Em uma das mão ele segura uma arma e na outra uma espada samurai. Ao fundo, pedaços de HQ"s desfocadas.
O personagem divide opiniões entre os leitores: alguns o adoram e acham engraçadíssimo, outros o odeiam | Foto: Marvel Comics

Wade Wilson, o anti-herói e ocasionalmente vilão Deadpool, foi criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza para a Marvel em 1991, e teve sua estreia no mesmo ano em New Mutants #98.


Embora nas HQs o Deadpool não tenha dito com todas as letras ser pansexual, ele já deixou isso bem claro em várias oportunidades. O personagem não perde a chance de flertar com outros heróis e vilões dos mais diferentes gêneros e identidades.


5. Colossus

Na ilustração Colossus está com o corpo totalmente prateado e reluzente e ele olha para o horizonte. Em suas mão ele segura uma barra de ferro curva. Ao fundo o céu está em tons de azul e laranja  com algumas núvens.
Peter tem origem Russa, e isso explica a importância e audácia da criação do personagem, em plena Guerra Fria | Foto: Marvel Comics

Criado por Len Wein e Dave Cockrum, Colossus faz parte do universo dos X-Men. Sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men #1, em maio de 1975, e seu poder sobre-humano é sua pele de aço orgânico que aumenta sua força física.


O que muitas pessoas não sabem é que Colossus possui uma relação amorosa com a Estrela Polar, personagem assumidamente gay dos quadrinhos.


6. Mística

A personagem tem a pele azul e cabelos longos e esvoaçantes vermelhos. Seu uniforme é um collant com recortes nas laterais da cintura e um decote nos seios, além disso ela usa luvas e botas ambos num tom de lilás. Como  acessório no centro da testa uma pequena forma caveira. A personagem está sentada sobre soldados abatidos e segura uma metralhadora. Ao fundo labaredas de fogo.
Mística é mestre em criar identidades e mentir, tudo isso para garantir a sua sobrevivência com os humanos | Foto: Marvel Comics

Mística foi criada como uma vilã da sua própria revista solo em 1978, por Chris Claremont e Dave Cockrum, e teve sua primeira aparição em Ms. Marvel #17 (junho de 1978).

A personagem, que tem o poder de metamorfose, teve muitos relacionamentos amorosos no decorrer de sua história, mas o mais significativo foi em Uncanny X-Men #265 (1963), a primeira publicação a confirmar diretamente que Mística e Destino estavam em um relacionamento afetivo.

7. Professor X

O personagem tem a pele clara e não possui  cabelo. Veste um terno escuro, camiseta branca e gravata vermelha. Ele está sentado com uma expressão séria. Ao fundo um céu está estrelado.
O personagem foi inspirado em Martin Luther King e seu arqui-inimigo, o Magneto, em Malcolm X | Foto: Marvel Comics

Charles Xavier, o Professor X, é um dos telepatas mais poderosos do universo, com a habilidade de ler mentes e projetar seu próprio pensamento nos outros. O personagem fundador dos X-Men foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e fez a sua primeira aparição em Uncanny X-Men #1 (1963).


Professor X é uma pessoa com deficiência física, ele ficou paraplégico após enfrentar Lúcifer na edição Fabulosos X-Men #20. Desde então, o telepata utiliza uma cadeira de rodas para se locomover.


8. Luke Cage

O personagem é negro e tem cabelo crespo. Ele veste uma camiseta amarela rasgada e calça jeans, além disso ele usa braceletes e uma testeira prateada. Ele está em uma ilustração de ação quebrando um muro e saindo por ele.
Nas histórias originais de Luke Cage não existiam supervilões, mas sim polícias corruptos | Foto: Marvel Comics

Luke Cage foi o primeiro super-herói negro das HQs dos EUA a ter o seu próprio título, Luke Cage: Hero For Hire. Criado por Roy Thomas, Archie Goodwin e John Romita na época dourada da Blaxpoitation, em 1972, o personagem pode suportar impactos e explosões sem sofrer ferimentos e é altamente resistente a temperaturas extremas e choques.


9. Demolidor

Na ilustração o personagem usa um uniforme vermelho que cobre o corpo por completo, exceto a boca com as duas letras D no peito. Ele está caminhando um pouco curvado, e em uma das mãos ele carrega sua arma asgardiana vermelha. Ao fundo prédios de tijolos em tons de azul e preto e uma névoa.
Matt foi convidado pelo Capitão América para fazer parte dos Novos Vingadores, mas recusou | Foto: Marvel Comics

Demolidor, conhecido por Matthew Murdock, foi criado por Stan Lee e Bill Everett na Era de Ouro da Marvel e introduzido no mundo dos quadrinhos em 1964.


O personagem, que representa pessoas com deficiência visual, ficou cego por conta de um acidente com material radioativo, quando tentou salvar um velhinho. Assim como Gavião Arqueiro, utilizou a ausência de um dos sentidos para apurar outros. Vale lembrar que este mesmo acidente o deu poderes sobre-humanos, como sentidos aguçados e detecção de mentiras.


10. Tempestade

A personagem é negra e tem cabelos lisos e longos brancos. Ela veste um collant e capa pretos com detalhes em dourado e uma testeira preta. Na ilustração ela está soltando raios com as mãos e olhos. Ao fundo dois pilares de concreto cinza e entre eles o céu com um pouco de neblina.
Tempestade já foi parte de: Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Libertadoras, entre outros | Foto: Marvel Comics

Tempestade é simplesmente capaz de controlar o clima e as forças da natureza: tempestades, furacões, nevascas, provocar relâmpagos e disparar raios até no espaço. A super heroína foi criada pelo roteirista Len Wein e pelo desenhista Dave Cockrum, tendo sua primeira aparição nos anos 1970, em Giant Size X-Men #1.


Tempestade é a primeira grande personagem feminina de descendência africana nos quadrinhos. Filha da princesa de uma comunidade no Quênia, ela faz parte de uma antiga linhagem de sacerdotisas.


E então, o que achou da nossa lista? Já conhecia alguns personagens dela?

Ah, não se preocupe! Em breve faremos uma lista somente com os personagens da DC Comics!


2.823 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page