top of page
  • Foto do escritorLeonardo Rodrigues

O Marido do Meu Irmão - a empatia e a informação contra a homofobia


Vencedor do Eisner, mangá traz a história do encontro de um homem e seu cunhado gay


Fotografia do quadrinho "O Dia de Julio" em frente a uma prateleira de livros. A capa do quadrinho mostra uma silhueta masculina de perfil, com os braços para trás e com um chapéu. O fundo é preto, com detalhes em branco. Em cima, nuvens azuis.
Foto: Leonardo Rodrigues

Nota das Cartunadas: este texto, diferente da maioria do nosso site, não possui transcrição em áudio por problemas técnicos que estamos enfrentando. Assim que isso tudo passar, iremos incluir a versão em áudio, tudo bem?


Título: O Marido do meu Irmão

Autores: Gengoroh Tagame

Editora: Planet Mangá / Panini

Número de páginas: 368

Ano de publicação: 2019


Yaichi é um senhorio de imóveis divorciado que vive com a filha, Kana. Em uma manhã, ele recebe uma visita inesperada: seu cunhado canadense, Mike, toca a sua porta. É a primeira vez que eles se encontram. Mike era casado com Ryoji, irmão gêmeo de Yaichi, e os dois viveram juntos por 10 anos no Canadá até a morte de Ryoji. Desde que o irmão se assumiu gay e foi embora do Japão, Yaichi nunca mais teve contato com ele.


A chegada de Mike sem avisos gera uma série de desconfortos em Yaichi, principalmente por sua homofobia velada. Ele se sente constrangido quando Mike diz a Kana que é seu tio, mas a garota fica mais surpresa ao saber que o pai tinha um irmão do que pelo fato de seu tio ser gay. Na verdade, Kana fica muito feliz por ter um tio, e rapidamente fica muito apegada a ele.


Mike vai ao Japão para conhecer a terra natal de seu falecido marido e seu cunhado. Ao longo dos sete dias em que o canadense fica na casa de Yaichi, muitos são os embates que ocorrem, principalmente os internos. Yaichi começa a refletir sobre as razões de não ter mais falado com o irmão, sobre quão homofóbico ele é e também sobre o seu papel enquanto pai de uma criança. Mike fica muito mexido ao encontrar alguém com o mesmo rosto de seu falecido marido, e a alegria de conhecer mais sobre Ryoji também se mistura com a dor da perda. Por fim, Kana é um ponto central na história, pois com sua inocência de criança, ela questiona muitas “regras” do mundo dos adultos que não fazem sentido nenhum para ela e nem para os próprios adultos.


O quadrinho é do autor Gengoroh Tagame, um dos mangakás (quadrinistas que produzem mangás) de maior renome internacional na produção de quadrinhos focados em relações afetivo-sexuais entre homens. Mas com “O Marido do Meu Irmão” o quadrinista apresenta uma faceta diferente de seus outros trabalhos, com uma história focada no processo de consciência e reflexão de um homem sobre os próprios preconceitos, sem o erotismo retratado na maioria de suas obras. O Marido do Meu Irmão” é também a obra de maior sucesso de Tagame fora do Japão. Com o quadrinho, o artista ganhou um Prêmio Eisner em 2018 na categoria “Melhor Edição de Material Internacional - Ásia”.


No Japão, o mangá foi publicado de 2014 a 2017 pela revista Mangá Action em 27 capítulos, posteriormente encadernados em dois volumes fechados. Uma adaptação em live action de 3 episódios da obra foi exibida em 2018 no Japão pelo canal NHK BS Premium. No Brasil, o quadrinho chegou em 2019 pela editora Panini, também em dois volumes.


Diferente de grande parte dos mangás de temáticas LGBTQIAP+ já publicados no Brasil, “O Marido do Meu Irmão” traz um enfoque não romântico, e sim mais social sobre a diversidade. O tom do quadrinho é bastante didático, incluindo um “glossário de termos LGBTQIAP+” apresentado por Mike, trazendo desde gírias à momentos históricos na luta por direitos da comunidade.


O autor, Gengoroh Tagame, é uma das vozes mais potentes entre os artistas assumidamente gays no Japão algo ainda não tão comum no país. Em “O Marido do Meu Irmão” ele versa sobre família, luto, paternidade, embates culturais e tantos outros temas, incluindo a homoafetividade, que na obra é retratada não como fetiche e sim como algo normal, que é.


Nota: 5/5

 

Este conteúdo foi produzido por Leonardo Rodrigues, colaborador voluntário das Cartunadas. Quer ter seu conteúdo publicado em nossas plataformas? Entre em contato com a gente por meio das nossas redes sociais ou por cartunadas@gmail.com!

31 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page