Os donos da terra: resenha
top of page
  • Foto do escritorMayrah Luiza

Os Donos da Terra

Atualizado: 12 de set. de 2022


HQ aborda a luta pela recuperação de territórios dos povos originários


A ilustração é a capa da HQ, nela uma mulher pertencente aos povos originários. El veste uma saia de palha e camiseta estampada nas cores verde, branco, laranja e marrom. Seus cabelos estão presos em coque baixo na altura da nuca, e no topo ela usa um cocar feito de folhas. Ela está de pé em frente à uma escavadeira amarela. Ao fundo uma mata fechada e o céu de tom amarelado.
Foto: Divulgação Editora Elefante

Se preferir, ouça este conteúdo:


Título: Os donos da terra

Autores: Daniela Fernandes Alarcon, Glicéria Jesus da Silva e Vitor Flynn Paciornik

Editora: Elefante

Número de páginas: 172

Ano de publicação: 2020


Os Donos da Terra é um quadrinho que aborda episódios históricos da luta dos Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia, narrando histórias que se construíram sobre relações de poder existentes no Brasil.


Estruturada em oito capítulos, a obra conta oito histórias contemporâneas, sobretudo, por meio de imagens (aliás, muito provavelmente alguns dos registros você já deve ter visto na televisão), como um resgate de memória dos povos originários que foram entrevistados para a elaboração do quadrinho. O início da história é marcado pela destruição ambiental, símbolo do século XX. Com mobilizações e retomadas, operações da Polícia Federal, prisões de lideranças e a violência vivenciada pelos povos que ali vivem, essa HQ revela a visão de mundo e da cultura de um povo que resiste pela recuperação dos territórios e direitos historicamente negados.


O quadrinho possui uma leitura rápida, mas que também necessita de atenção em relação aos termos utilizados. Isso porque foram mantidas as palavras que fazem parte do vocabulário Tupinambá e baiano e, para garantir a compreensão e apresentar essas línguas aos leitores, ao final do livro há um glossário. Outra característica muito interessante da obra são as músicas religiosas de mutirão para construção de casas e para trabalhar na roça. Elas são cantadas pelos interlocutores e se amarram às falas durante a narrativa.


Os Donos da Terra é baseada na pesquisa antropológica da pesquisadora Daniela Fernandes Alarcon, doutora em Antropologia Social e mestre em Ciências Sociais que, desde 2010, investiga o processo de recuperação territorial realizado pelos Tupinambá da Serra do Padeiro. A obra é escrita por ela e pela professora Glicéria Jesus da Silva, uma das lideranças da Aldeia Serra do Padeiro, que atua na luta pela terra desde 2010.

Ilustrada por Vitor Flynn Paciornik, Os Donos da Terra possui traços marcantes, da capa até a última página. É o tipo de quadrinho que precisamos observar o desenho com atenção, porque ele conta história em cada detalhe. Esteticamente agradável, a obra apresenta imagens muito fortes e representativas. Por mais que todas as imagens sejam aquareladas, apenas o primeiro capítulo da HQ é colorido. Nota-se que os quadrinhos foram trabalhados de maneira riquíssima, apresentando de forma acessível e de fácil compreensão uma pauta de extrema relevância, possibilitando que esta informação chegue a mais pessoas.


Os Donos da Terra é um quadrinho necessário para os dias de hoje. Sua história tem um peso político muito forte, afinal, povos originários seguem lutando e reivindicando políticas para que suas terras não sejam destruídas diariamente pela indústria. De uma profundidade e riqueza de narrativas e apuração, a obra deixa explícita a profundidade da pesquisa acadêmica, essencial para dias e períodos conturbados como os de hoje.


Nota: 5/5


Veja mais detalhes da HQ "Os donos da terra":



338 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page